1. TEMA
A Influência da Literatura Infantil no desenvolvimento da leitura
2. PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma a Literatura Infantil tem influenciado o desenvolvimento da Leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais?
3. QUESTÕES NORTEADORAS:
Como a Literatura Infantil influencia para no desenvolvimento da leitura na criança?
Como ocorre a aquisição da leitura na criança através da Literatura Infantil?
Como a Literatura Infantil vem sendo utilizada enquanto recurso pedagógico?
4. OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL:
Investigar de que forma a Literatura Infantil pode influenciar no desenvolvimento da leitura nas crianças.
4. 2. OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Verificar como os professores utilizam a literatura infantil em suas aulas;
Identificar a Literatura Infantil como uma forma prazerosa na prática pedagógica;
Verificar se a literatura Infantil fornece elementos para que a criança possa enriquecer sua leitura, passando a expressar suas idéias de forma mais elaborada.
5. JUSTIFICATIVA:
Podemos observar a
importância deste projeto de pesquisa por buscar compreender que a Literatura
Infantil em sua prática desperta o interesse e a atenção das crianças,
desenvolvendo nelas, entre outras coisas, a imaginação, a criatividade, a
demonstração das idéias, e o prazer pela leitura e escrita, também cria
situações, nas quais as crianças possam interagir em seu processo de construção
do conhecimento, possibilitando assim, o seu desenvolvimento da leitura.
O nosso objetivo nesta abordagem é investigar
de que maneira a Literatura Infantil pode influenciar no desenvolvimento da
leitura das crianças.
Portanto a Literatura Infantil deve fazer parte da
rotina das crianças, tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da
literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágicas
ou reais. Assim, é importante que haja projetos de leitura nas escolas para que
os professores possam aprofundar o desenvolvimento da leitura na Educação
Infantil, visando orientar o trabalho com os alunos, a partir da leitura de
clássicos da literatura infantil, fazendo com o que o aluno tenha prazer em ler
e consiga transmitir ao outro o que leu. Dessa forma, o livro deve ser mostrado
e aberto com prazer e a alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem
maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores
desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa,
possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em
contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A definição do tema desse projeto é para ser desenvolvido em escolas da Rede Municipal de Timon (Ma) e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores. Sendo assim, ao propor um trabalho com o gênero literário em sala de aula, o professor de se apoiar também nas concepções de alguns estudiosos que afirmam que o trabalho com a Literatura Infantil pode certamente ajudar na valorização da criatividade, da independência e da emoção infantil, o chamado, pensamento crítico e segundo SILVEIRA (1997, p.149), “A criança através da Literatura Infantil entra no texto e viaja no mundo da fantasia e do questionamento. Nesse sentido, a leitura pode ser vista vivida, sentida, falada, ouvida e contada”. Coelho (2000)
É através da
leitura que o educando estenderá sua visão de mundo e suas interpretações da
história, ficará mais bem capacitado para o desempenho específico da parte que
lhe cabe no coletivo da escola. Deve ser o educador o primeiro a buscar na
leitura os caminhos para as soluções de muitos problemas existentes na
escola... (Garcia, 1992). Portanto, considerando os fundamentos teóricos que
embasam o projeto reconhecemos que, o trabalho em sala de aula com Literatura
Infantil é importante sob vários aspectos psicossociais.
Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela
proporciona às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como
facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser
observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na
interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão,
na criticidade e na criatividade.
Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas.
A Literatura Infantil, nas escolas, deve despertar o gosto pela leitura, pois a literatura pode proporcionar fruição, alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa. (SAWULSKI, 2002).
7. METODOLOGIA:
Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas.
A Literatura Infantil, nas escolas, deve despertar o gosto pela leitura, pois a literatura pode proporcionar fruição, alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa. (SAWULSKI, 2002).
7. METODOLOGIA:
Muitas são as metodologias que poderão ser
utilizadas no cumprimento do Projeto, as sugestões abaixo apresentadas servirão
apenas de apoio para o trabalho de leitura em sala de aula, podendo e devendo
ser complementado pelos professores, a fim de enriquecer as atividades e
torná-las ainda mais expressivas para os alunos.
Optamos por pesquisa qualitativa, pois nos
garante a representação de dados, baseados em critérios de qualidade e não
numérico do problema investigado, apreciar essa opção, a pesquisa qualitativa
tem como características e formas mais adaptadas para o estudo de nossa
pesquisa. Assim, pode oportunizar ao pesquisador uma visão ampla do cotidiano
escolar, além de produzir conhecimento através da realidade encontrada e
contribuir para a transformação de um estudo mais eficiente. Além disso, essa
pesquisa permite ao pesquisador um contato direto com o ambiente. Nosso lócus
de pesquisa será uma Escola da rede municipal de Timon (Ma).
Os Sujeitos da pesquisa serão os alunos e professores de educação infantil de uma escola da Rede municipal de Timon, os Instrumentos de coleta de dados serão visitas exploratórias que nos permitirá chegar mais perto do sujeito. Questionário aberto onde apresentaremos indagações com objetivo de descobertas mais profundas sobre a nossa investigação.
8. CRONOGRAMA:
Os Sujeitos da pesquisa serão os alunos e professores de educação infantil de uma escola da Rede municipal de Timon, os Instrumentos de coleta de dados serão visitas exploratórias que nos permitirá chegar mais perto do sujeito. Questionário aberto onde apresentaremos indagações com objetivo de descobertas mais profundas sobre a nossa investigação.
8. CRONOGRAMA:
SETEMBRO/OTUBRO/NOVEMBRO
Levantamento
bibliográfico X X
Elaboração do projeto X X
Apresentação do projeto X
Aprofundamento da revisão bibliográfica X X
Levantamento e análise dos dados X X
Tratamento dos dados X
Discussão dos resultados X
Revisão da pesquisa X
Entrega e apresentação do artigo X
Elaboração do projeto X X
Apresentação do projeto X
Aprofundamento da revisão bibliográfica X X
Levantamento e análise dos dados X X
Tratamento dos dados X
Discussão dos resultados X
Revisão da pesquisa X
Entrega e apresentação do artigo X
9.
REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS:
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil – Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna (2000);
GARCIA, Edson Gabriel. A Leitura na escola de 1º grau. Por uma outra leitura da leitura. 2ª Ed. São Paulo; Editora Loyola,(1992);
SILVEIRA, R. Cultura, mídia e educação: Educação e Realidade, Rio Grande
do Sul (1997);
SAWULSKI, V. Fruição e / ou aprendizagem através da Literatura Infantil na escola. (2003);
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1993.
SAWULSKI, V. Fruição e / ou aprendizagem através da Literatura Infantil na escola. (2003);
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1993.
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