venerdì 30 novembre 2012

Tcc unip Monografia - Até o inicio do capitulo 1



RESUMO

O objetivo desta abordagem é investigar de que maneira a Literatura Infanto-juvenil pode influenciar no desenvolvimento da leitura das crianças. A leitura deve fazer parte da rotina dos pequenos , tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da literatura infanto-juvenil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real. Assim, é importante que haja projetos de leitura nas escolas para que os professores possam aprofundar o desenvolvimento da leitura na Educação das crianças, visando orientar o trabalho com os alunos, a partir da leitura de clássicos da literatura infantil, fazendo com o que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Podemos observar a importância deste projeto de pesquisa por buscar compreender que a Literatura infanto-juvenil, em sua prática, desperta o interesse e a atenção das crianças, desenvolvendo nelas, entre outras coisas, a imaginação, a criatividade, a demonstração das ideias, e o prazer pela leitura e escrita, também cria situações, nas quais as crianças possam interagir em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando assim, o seu desenvolvimento da leitura. Dessa forma, o livro deve ser mostrado e aberto com prazer e a alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.

Palavras chaves: Literatura; Escola; Criança, biblioteca, professores.













A INFLUÊNCIA DA LITERATURA PARA CRIANÇAS NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

I- INTRODUÇÃO
Nos primeiros anos de vida, a criança está em processo de adaptação ao novo mundo, está conhecendo sua família e seu entorno doméstico. O que ela escuta: as conversas, as histórias dos adultos representam algo ainda muito confuso, um pouco sem sentido para percepção infantil.
A criança vive no seu mundo imaginário, onde pode se comunicar com tudo a sua volta, do seu jeito próprio, conversa com seus brinquedos, com os animais e até com seres invisíveis que povoam sua mente fértil. Isto, na maioria das vezes, gera um pouco de preocupação nos adultos, principalmente os pais, que não estão acompanhando ou não estão entendendo o processo de desenvolvimento da criança.
Quando chega a idade adequada para ir à escola, a criança é submetida a um novo ambiente social. Agora ela precisa interagir com outras pessoas, até então, desconhecidas para ela, isto é, os professores, os coleguinhas, as merendeiras, o diretor, isto representa outro sistema hierárquico um pouco diferente do que ele absorvera em casa. Neste contexto a escola precisa desenvolver várias atividades que possibilitem a criança integrar-se consigo mesma e com os outros, fazer com que ela entenda o mundo onde está inserida e cresça como ser humano.
Entre estas atividades, que a escola precisa promover, está o uso da literatura como instrumento de apoio, instrumento facilitador para criança começar sua caminhada no universo escolar, e, dá passos mais definitivos e com significados na sua autoconstrução como indivíduo. Como afirma Costa (2010, p.23) “A Literatura Infantil é literatura e, nesse sentido, é arte e tem sua especificidade no sujeito a que se destina – a criança, e sua respectiva cultura – a infância”. Neste sentido, com a utilização da leitura, da escrita, das narrações das históricas dos contos com gravuras, do uso do teatro de bonecos, de canções e outros modalidades de atividades didáticas na escola, a criança vai se preparando para melhor lidar com a sua vida cotidiana.
Considerando os pontos levantados acima, neste trabalho vamos abordar a importância do papel do professor como indutor na formação de bons leitores e amantes dos livros, bem como o uso das histórias em quadrinhos e literatura de cordel em sala de aula, tornando-os instrumentos para atrair as crianças para leitura, e demonstrando a utilização da biblioteca, este lugar muitas vezes esquecido nas escolas, que pode ser explorado de forma mais frequente por parte dos professores para estimular os alunos à leitura.
A história em quadrinhos é um gênero de literatura, ao mesmo tempo, icônica e verbal, que contém uma arte de narrativa em imagem acessível mesmo a pessoas que não sabem ler. Seu público abrange tanto crianças como adolescentes e adultos de diferentes níveis socioeconômicos e educacionais. Configura um campo iconográfico rico e vasto.
Os quadrinhos abrangem a invenção de uma história, seu tratamento, sua estruturação e sua organização em vinhetas, a invenção dos diálogos, a caracterização física e moral dos personagens e outros fatores que divertem os alunos e mantêm seu interesse ao ponto de trabalharem sozinhos. A história em quadrinhos permite utilizar diversos recursos, como textos, figuras, onomatopéias, sons, imagens, possibilitando ao autor e ao leitor usufruirem desses recursos.
O ato de ler livros de histórias em quadrinhos é algo que está ficando cada vez mais difícil, pelo tempo que se afunila devido nosso dia-a-dia corrido. Porém não podemos esquecer que nossas vidas pertencem há um mundo muito inconstante, muitas vezes é como se vivêssemos em outra dimensão; trabalho, estudo, casa, amigos; tudo requer tempo e disponibilidade para desenvolvermos simples atividades, por esse motivo as histórias de contos de fadas, aventuras, romances entre outros vão perdendo espaço para as revistas, jornais, internet, rádio e televisão que são meios que oferecem as informações mais resumidas e mais rápidas. Porém apesar do mundo que vivemos, não podemos esquecer que nosso mundo foi inteiramente sonhado antes de ter existido, muitas de nossas tecnologias surgiram de sonhos que se transformaram em ideias e finalmente se tornaram realidade, portanto contar uma história é resgatar o próprio destino: descobrir a que sonho pertencemos e encontrar caminhos para a própria vida.
Espera-se a partir desse estudo que as HQs sejam utilizadas como uma ferramenta que venha a auxiliar no processo de ensino- aprendizagem. Sobretudo que docentes e discentes possam envolver-se através de HQ s direcionadas a aulas temáticas e, que através destas novas concepções e visões de mundo possam ser postas em pauta. E que juntos professores, alunos, coordenadores, diretores e pais possam participar dessa importante ferramenta que visa uma metodologia diferente, porém sem fugir à realidade do que se espera: uma educação de qualidade em consonância com as facilidades da modernidade e um aprimoramento da interpretação textual e visual dos alunos.
A literatura de Cordel, no decorrer dos séculos, tem se tornado, no Brasil e para o mundo, um patrimônio cultural do povo. Pois é uma arte que valoriza as raízes regionais e popularizou-se conduzindo a tradição, geralmente em versos apresentados oralmente. Veio da Europa com os colonizadores no século XVII. Esta arte nada mais é do que livretos escritos em verso com rimas em papel simples, que aborda temas reais como: política, corrupção, problemas sociais, valores, costumes e outros. Era vendido na feira pendurado em cordel, daí porque tem esta nomenclatura: Literatura de Cordel. Os brasileiros herdaram e transformaram em linguagem popular e criaram novas modalidades, regras, técnicas e estilo.
O uso do folheto de cordel na prática pedagógica possibilita a exploração da leitura lúdica, aborda diferentes disciplinas e por ser interdisciplinar, como também ele dá abertura para os professores das demais áreas do ensino regular.
O cordel tornou-se um patrimônio histórico cultural do povo nordestino e porque não dizer do povo brasileiro, e que ele transmite conhecimento seja na escola ou fora dela. Não se pode pensar em educação nos dias atuais sem a presença deste recurso paradidático novo na escola, porém antigo na forma oral e escrita. Se a literatura de cordel é interdisciplinar, cabe a escola aderir e incentivar professor e aluno, explorar os diversos temas e assuntos que nele contém.
Percebe-se que esta cultura secular pode servir de suporte para incrementar aulas, principalmente na aquisição da leitura e de outros conhecimentos interessantes. Um dos pontos relevantes da literatura de cordel na escola é a valorização da cultura regional. Este recurso proporcionará temas de aulas e dinâmicas, viagens, descobertas, ciências, migração, fenômenos naturais e temas atuais.
Faz-se necessário que o cordel seja utilizado em sala de aula, de forma a atender as diferentes modalidades de ensino, buscando a temática a ser trabalhada. O professor será sempre o mediador entre o cordel e o aluno. O docente será sempre o incentivador da cultura.
Para se formar bons estudantes é preciso torná-los autodidatas, e para isso, gostar da leitura e dos livros é pré-requisito básico, sem isso o aluno não vai conseguir avançar na vida acadêmica, e este processo é facilitado se foi iniciado desde cedo com os professores da educação, ensino fundamental.




CAPITULO I

1.0. NOÇÕES GERAIS DE LEITURA: SURGIMENTO NA EUROPA E NO BRASIL 

 
A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Quando estudamos a história ou origem da literatura deparamos com um conceito: o de estilos literários ou estilos de época, é o nome dado ao conjunto de obras escritas em uma determinada época.
O critério usado para dividir os estilos de época varia muito. Às vezes, o autor publica uma obra revolucionária e ela acaba se tornando o marco inicial de um determinado período, outras vezes um fato histórico influencia uma infinidade de obras que darão origem a um determinado movimento literário.
É importante ressaltar que as datas estabelecidas para um determinado período não são tão rigorosas quanto parecem, são apenas recursos didáticos usados para facilitar o estudo, já que é quase impossível estabelecer precisamente quando iniciou ou terminou um período.
Também é bom sabermos que um estilo de época não “morre” por completo e que a passagem de um estilo para outro não é tão rápida assim. Muitas ideias adotadas em um período podem ser aproveitadas por outros estilos literários que fazem uma releitura ou uma reinterpretação de textos já escritos.
A Literatura busca influência nela mesma para sempre ter a possibilidade de abrir novos caminhos e novas ideias. É por esta razão que o entendimento correto sobre cada estilo é tão importante, pois através dessa compreensão temos uma visão geral da Literatura e da sociedade que a produziu

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