RESUMO
O objetivo desta abordagem é investigar de que maneira a Literatura
Infanto-juvenil pode influenciar no desenvolvimento da leitura das
crianças. A leitura deve fazer parte da rotina dos pequenos ,
tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da literatura
infanto-juvenil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar,
mágico ou real. Assim, é importante que haja projetos de leitura
nas escolas para que os professores possam aprofundar o
desenvolvimento da leitura na Educação das crianças, visando
orientar o trabalho com os alunos, a partir da leitura de clássicos
da literatura infantil, fazendo com o que o aluno tenha prazer em ler
e consiga transmitir ao outro o que leu. Podemos observar a
importância deste projeto de pesquisa por buscar compreender que a
Literatura infanto-juvenil, em sua prática, desperta o interesse e a
atenção das crianças, desenvolvendo nelas, entre outras coisas, a
imaginação, a criatividade, a demonstração das ideias, e o prazer
pela leitura e escrita, também cria situações, nas quais as
crianças possam interagir em seu processo de construção do
conhecimento, possibilitando assim, o seu desenvolvimento da leitura.
Dessa forma, o livro deve ser mostrado e aberto com prazer e a
alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e
não apenas mais uma das atividades de escola. A leitura e a escrita
são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando
estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de
ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da
criança no mundo letrado.
Palavras
chaves: Literatura; Escola; Criança, biblioteca, professores.
A INFLUÊNCIA
DA LITERATURA
PARA CRIANÇAS NO
DESENVOLVIMENTO
DA LEITURA
I- INTRODUÇÃO
Nos primeiros anos de vida, a criança está em processo de adaptação
ao novo mundo, está conhecendo sua família e seu entorno doméstico.
O que ela escuta: as conversas, as histórias dos adultos representam
algo ainda muito confuso, um pouco sem sentido para percepção
infantil.
A criança vive no seu mundo imaginário, onde pode se comunicar com
tudo a sua volta, do seu jeito próprio, conversa com seus
brinquedos, com os animais e até com seres invisíveis que povoam
sua mente fértil. Isto, na maioria das vezes, gera um pouco de
preocupação nos adultos, principalmente os pais, que não estão
acompanhando ou não estão entendendo o processo de desenvolvimento
da criança.
Quando chega a idade adequada para ir à escola, a criança é
submetida a um novo ambiente social. Agora ela precisa interagir com
outras pessoas, até então, desconhecidas para ela, isto é, os
professores, os coleguinhas, as merendeiras, o diretor, isto
representa outro sistema hierárquico um pouco diferente do que ele
absorvera em casa. Neste contexto a escola precisa desenvolver várias
atividades que possibilitem a criança integrar-se consigo mesma e
com os outros, fazer com que ela entenda o mundo onde está inserida
e cresça como ser humano.
Entre estas atividades, que a escola precisa promover, está o uso da
literatura como instrumento de apoio, instrumento facilitador para
criança começar sua caminhada no universo escolar, e, dá passos
mais definitivos e com significados na sua autoconstrução como
indivíduo. Como afirma Costa (2010, p.23) “A Literatura Infantil é
literatura e, nesse sentido, é arte e tem sua especificidade no
sujeito a que se destina – a criança, e sua respectiva cultura –
a infância”. Neste sentido, com a utilização da leitura, da
escrita, das narrações das históricas dos contos com gravuras, do
uso do teatro de bonecos, de canções e outros modalidades de
atividades didáticas na escola, a criança vai se preparando para
melhor lidar com a sua vida cotidiana.
Considerando os pontos levantados acima, neste trabalho vamos abordar
a importância do papel do professor como indutor na formação de
bons leitores e amantes dos livros, bem como o uso das histórias em
quadrinhos e literatura de cordel em sala de aula, tornando-os
instrumentos para atrair as crianças para leitura, e demonstrando a
utilização da biblioteca, este lugar muitas vezes esquecido nas
escolas, que pode ser explorado de forma mais frequente por parte dos
professores para estimular os alunos à leitura.
A história em quadrinhos é um gênero de literatura, ao mesmo
tempo, icônica e verbal, que contém uma arte de narrativa em imagem
acessível mesmo a pessoas que não sabem ler. Seu público abrange
tanto crianças como adolescentes e adultos de diferentes níveis
socioeconômicos e educacionais. Configura um campo iconográfico
rico e vasto.
Os quadrinhos abrangem a invenção de uma história, seu tratamento,
sua estruturação e sua organização em vinhetas, a invenção dos
diálogos, a caracterização física e moral dos personagens e
outros fatores que divertem os alunos e mantêm seu interesse ao
ponto de trabalharem sozinhos. A história em quadrinhos permite
utilizar diversos recursos, como textos, figuras, onomatopéias,
sons, imagens, possibilitando ao autor e ao leitor usufruirem desses
recursos.
O ato de ler livros de histórias em quadrinhos é algo que está
ficando cada vez mais difícil, pelo tempo que se afunila devido
nosso dia-a-dia corrido. Porém não podemos esquecer que nossas
vidas pertencem há um mundo muito inconstante, muitas vezes é como
se vivêssemos em outra dimensão; trabalho, estudo, casa, amigos;
tudo requer tempo e disponibilidade para desenvolvermos simples
atividades, por esse motivo as histórias de contos de fadas,
aventuras, romances entre outros vão perdendo espaço para as
revistas, jornais, internet, rádio e televisão que são meios que
oferecem as informações mais resumidas e mais rápidas. Porém
apesar do mundo que vivemos, não podemos esquecer que nosso mundo
foi inteiramente sonhado antes de ter existido, muitas de nossas
tecnologias surgiram de sonhos que se transformaram em ideias e
finalmente se tornaram realidade, portanto contar uma história é
resgatar o próprio destino: descobrir a que sonho pertencemos e
encontrar caminhos para a própria vida.
Espera-se a partir desse estudo que as HQs sejam utilizadas como uma
ferramenta que venha a auxiliar no processo de ensino- aprendizagem.
Sobretudo que docentes e discentes possam envolver-se através de HQ
s direcionadas a aulas temáticas e, que através destas novas
concepções e visões de mundo possam ser postas em pauta. E que
juntos professores, alunos, coordenadores, diretores e pais possam
participar dessa importante ferramenta que visa uma metodologia
diferente, porém sem fugir à realidade do que se espera: uma
educação de qualidade em consonância com as facilidades da
modernidade e um aprimoramento da interpretação textual e visual
dos alunos.
A literatura de Cordel, no decorrer dos séculos, tem se tornado, no
Brasil e para o mundo, um patrimônio cultural do povo. Pois é uma
arte que valoriza as raízes regionais e popularizou-se conduzindo a
tradição, geralmente em versos apresentados oralmente. Veio da
Europa com os colonizadores no século XVII. Esta arte nada mais é
do que livretos escritos em verso com rimas em papel simples, que
aborda temas reais como: política, corrupção, problemas sociais,
valores, costumes e outros. Era vendido na feira pendurado em cordel,
daí porque tem esta nomenclatura: Literatura de Cordel. Os
brasileiros herdaram e transformaram em linguagem popular e criaram
novas modalidades, regras, técnicas e estilo.
O uso do folheto de cordel na prática pedagógica possibilita a
exploração da leitura lúdica, aborda diferentes disciplinas e por
ser interdisciplinar, como também ele dá abertura para os
professores das demais áreas do ensino regular.
O cordel tornou-se um patrimônio histórico cultural do povo
nordestino e porque não dizer do povo brasileiro, e que ele
transmite conhecimento seja na escola ou fora dela. Não se pode
pensar em educação nos dias atuais sem a presença deste recurso
paradidático novo na escola, porém antigo na forma oral e escrita.
Se a literatura de cordel é interdisciplinar, cabe a escola aderir e
incentivar professor e aluno, explorar os diversos temas e assuntos
que nele contém.
Percebe-se que esta cultura secular pode servir de suporte para
incrementar aulas, principalmente na aquisição da leitura e de
outros conhecimentos interessantes. Um dos pontos relevantes da
literatura de cordel na escola é a valorização da cultura
regional. Este recurso proporcionará temas de aulas e dinâmicas,
viagens, descobertas, ciências, migração, fenômenos naturais e
temas atuais.
Faz-se necessário que o cordel seja utilizado em sala de aula, de
forma a atender as diferentes modalidades de ensino, buscando a
temática a ser trabalhada. O professor será sempre o mediador entre
o cordel e o aluno. O docente será sempre o incentivador da cultura.
Para se formar bons estudantes é preciso torná-los autodidatas, e
para isso, gostar da leitura e dos livros é pré-requisito básico,
sem isso o aluno não vai conseguir avançar na vida acadêmica, e
este processo é facilitado se foi iniciado desde cedo com os
professores da educação, ensino fundamental.
CAPITULO I
1.0. NOÇÕES GERAIS DE LEITURA: SURGIMENTO NA
EUROPA E NO BRASIL
A história da literatura procura entender
todas as modificações que a produção literária passou ao longo
da evolução da sociedade. Quando estudamos a história ou origem da
literatura deparamos com um conceito: o de estilos literários ou
estilos de época, é o nome dado ao conjunto de obras escritas em
uma determinada época.
O critério usado para dividir os estilos de
época varia muito. Às vezes, o autor publica uma obra
revolucionária e ela acaba se tornando o marco inicial de um
determinado período, outras vezes um fato histórico influencia uma
infinidade de obras que darão origem a um determinado movimento
literário.
É importante ressaltar que as datas
estabelecidas para um determinado período não são tão rigorosas
quanto parecem, são apenas recursos didáticos usados para facilitar
o estudo, já que é quase impossível estabelecer precisamente
quando iniciou ou terminou um período.
Também é bom sabermos que um estilo de época
não “morre” por completo e que a passagem de um estilo para
outro não é tão rápida assim. Muitas ideias adotadas em um
período podem ser aproveitadas por outros estilos literários que
fazem uma releitura ou uma reinterpretação de textos já escritos.
A Literatura busca influência nela mesma para
sempre ter a possibilidade de abrir novos caminhos e novas ideias. É
por esta razão que o entendimento correto sobre cada estilo é tão
importante, pois através dessa compreensão temos uma visão geral
da Literatura e da sociedade que a produziu
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