sabato 2 marzo 2013

PROJETO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS




CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE 
ESCOLAS PÚBLICAS

Aluno: Benedito Maurílio Fagundes


PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS:
A IMPORTÂNCIA DA INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTES
CURITIBA, 
MARÇO DE 2013.

1. INTRODUÇÃO

O Colégio Estadual Olindamir Claudino  localiza-se à Rua ,R. Guiana, 544 - Jd Nações Fazenda Rio Grande - PR 83823-066ý. Oferece Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Ensino Médio. Pertence ao Sistema Estadual de Ensino. O espaço escolar constitui-se em local privilegiado onde, se por um lado se explicitam as contradições e antagonismos, por outro é possível que se constituam e se articulem interesses sociais mais justos, democráticos e solidários.   Por se entender que cabe à escola a função de ensinar e de educar, recai especialmente sobre o professor desempenhar um papel ativo de ordenar, conduzir e mediar o processo educativo.
O professor, com base no cotidiano da escola, pode e deve criar situações pedagógicas para promover as mudanças necessárias. Frente ao alarmante índice de adolescentes dependentes químicos, é imprescindível que a escola instituição priveligiada em multiplicar conceitos atitudinais desenvolva um trabalho de orientação preventiva e reflexiva quanto as consequências prejudiciais decorrentes do uso de drogas.
Desenvolver essa abordagem consolida a educação como forma de intervenção no mundo, formando cidadãos capazes de decidir com autonomia seus destinos. "Ensinar  é uma especificidade humana"(FREIRE, 2007)
Nortear nossos jovens a um caminho que os conduza a uma vida saudável e livre das drogas requer um trabalho focado no comprometimento, com práticas motivadoras embasadas na interdisciplinaridade e transversalidade, a curto e longo prazo.

ASPECTOS TEÓRICOS

Segundo dados do OBID (Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas) o consumo de drogas no Paraná está virando uma epidemia. As drogas estão corroendo famílias em todas as classes sociais e transformando-se em um mecanismo perverso do crime organizado. O mais triste é saber que a maioria dos consumidores é de adolescentes, jovens que estão entregando sua vida em troca de minutos de ilusão, de euforia.
A escola, como ambiente formador deve estar preparada para promover a saúde de forma integral, buscar parcerias para ações integradas de prevenção e envolver a comunidade nesta temática. Isso se dará através desse projeto.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola está inserida numa comunidade com situação sócio-econômica e cultural média onde se constata a necessidade de tanto o pai quanto à mãe trabalharem fora para prover a família em suas necessidades. A escola, por sua vez, insere-se nesse contexto, com a realização de um trabalho participativo, organizado, atuante. A proposta inicial é o desenvolvimento de um trabalho fundamentado no diálogo e na troca de experiências, proporcionando a integração escola-família-comunidade.
A escola tem uma proposta pedagógica que visa o desenvolvimento e a promoção do ser humano. Para tanto, propõe-se a uma análise permanente da realidade, revendo metas e adequando estratégias que possibilitem o alcance de uma escola atualizada, competente, aberta à comunidade, acolhedora, criativa e com espaço para o exercício da cidadania.

2. OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento dos educandos e educadores sobre os riscos do uso das drogas, reconhecendo um conjunto amplo de melhorias possíveis e desejáveis quanto aos danos causados por ela, no organismo, bem como no âmbito psicológico, escolar e social.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para os educadores:

   Sensibilizar os professores para a abordagem da questão;
   Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas;
   Conscientizar de que o fumo e a bebida alcoólica constituem drogas perigosas;
   Facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos na questão das drogas;
Sensibilizar para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas;

Para os educandos:

   Conscientizar sobre os danos físicos e psicológicos das drogas nos indivíduos;
   Incentivar atitudes que levem a uma vida saudável;
   Estimular o planejamento de campanhas contra o uso de drogas;
   Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais;
   Proporcionar momentos de reflexão baseado no diálogo e respeito mutuo;
   Preparar alunos para serem multiplicadores das experiências adquiridas na escola;
   Valorizar o trabalho em equipe respeitando as diferentes formas de expressão;
   Organizar dados a partir das informações apresentadas nas palestras, debates e filmes;
   Desenvolver a arte de dramatizar temas como forma lúdica de abordar o tema drogas;
Aproximar as famílias do processo educativo.

4. METODOLOGIA

¨C Público Alvo

Alunos e professores

¨C Áreas Envolvidas

Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia,  Ciências Biológicas, Geografia, História, Artes e Ensino Religioso, matemática.


Familiares dos alunos, Professores, Psicólogo (palestrante), Equipe Diretiva.
¨C Recursos Humanos

¨C Materiais Necessários

   Retroprojetor
   Microfone
   Aparelho de DVD
   Máquina digital
   CD
   Tinta para impressora
   Computador
   Projetor Multimídia
   Papel, cartolina, tesoura, fita crepe cola, hidrocor.

¨C Atividades Pedagógicas

   Palestras com psicólogos;
   Debates em sala de aula;
   Seminários em sala de aula estimulando debate;
   Cinema ¨C Apresentação de filmes/ documentários que abordem o tema drogas;
   Conversas informais;
   Pesquisa;
   Trabalho em grupo explorando diversos recursos, como cartazes, power point, fotografias, textos;
   Palestras sobre o assunto através das redes sociais de saúde e segurança, buscando a participação da comunidade;
   Criação de slogan para campanha contra o uso de drogas;
Elaboração de dramatizações sobre o tema;

 4.6 ¨C Cronograma:

      | OTUBRO     | NOVEMBRO    | DEZEMBRO     | FEVEREIRO     |
 ATIVIDADE     |   Elaboração do Projeto de Prevenção ao uso de Drogas     |  Apresentação do projeto aos professores  Esquematização das atividades propostas  Apresentação do calendário das atividades propostas      |  Palestra com psicólogos  Pesquisa dados estatísticos do uso de drogas no estado do PR  Exposição dos dados coletados.     |  Criação do slogan da campanha contra drogas   Apresentação de peças teatrais no Dia da Solidariedade     |

5. AVALIAÇÃO

A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto apresentado visa à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante o curso de Prevenção do Uso de Drogas em nossa realidade escolar.
Tendo em vista que a adolescência é um período de profundas transformações físicas, sociais e psicológicas onde ocorre a busca pela identidade e autonomia que possibilitará fazer escolhas próprias ou baseadas em interferências de outros com os quais se relacionam, configura-se como um período de transição bastante complexo.
O grupo de amigos passa a ter bastante importância na vida do jovem, o qual se constitui um espaço de semelhantes, onde se discute o mesmo assunto, enfim, um espaço em que eles se encontram e se entendem. De acordo com os textos utilizados no decorrer deste estudo, a adolescência é uma fase de constantes curiosidades, onde o jovem sente vontade de experimentar coisas novas, de conhecer o mundo. E é nesse desejo por experimentar que ele vai ao encontro das drogas.
A droga aparece como um atrativo para o adolescente que pode estar vivenciando uma relação conflituosa com a família, ou estar sofrendo influência da própria família ou do grupo de amigos. Quando a droga surge, os conflitos sofridos na adolescência se atenuam e são sentidos na família, causando um abalo na estrutura familiar.
A família é a base do jovem, capaz de tolerar os problemas advindos desta situação, pois a existência do uso de drogas pelo jovem promove um desequilíbrio na estrutura familiar, e o acompanhamento, o acolhimento e o trabalho da escola em rede é capaz de trazer de volta este equilíbrio.
Este estudo possibilitou ampliar os nossos conhecimentos relacionados a drogadição, proporcionando uma mobilização em nossa escola entre alunos , professores e equipe diretiva, realizando a unificação do nosso trabalho, de forma que tenhamos a  mesma motivação, o mesmo olhar e fazer acolhedor com a finalidade de promover a saúde  física, psicológica e emocional dos nossos alunos.
Referências bibliográficas

COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL. Normas e procedimentos na abordagem do abuso de drogas. Brasília: Ministério da Saúde (Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/Departamento de Programas de Saúde), 2011.

mercoledì 2 gennaio 2013

Relastorio de estagio


6a 6b, 6c, 6d

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma da 5ª série do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Portuguesa

Durante o período de intervenção, o professor trabalhou o “som das palavras”, tentando passar para os alunos a diferença entre fonemas (sons) e letras. A intervenção foi feita ao tirar as dúvidas dos alunos em distinguir dígrafos de encontros consonantais. Interviu-se também na correção de textos para interpretação e fixação de fonética, tirando a maior parte das dúvidas dos alunos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma da 6ª série do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Portuguesa

Foi observado que os alunos da turma são muito agitados, dificultando assim, o trabalho do professor. O regente trabalhou sujeito e predicado usando exemplos criados pelos alunos.  A intervenção foi feita no momento em que os alunos demonstraram dificuldades em reconhecer o verbo na oração. Para ajudar no entendimento, o professor trabalhou com músicas e interpretação de textos, focalizando os verbos existentes nos próprios. Houve intervenção na correção de exercícios elaborados pelo professor.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 2h na turma da 7ª série do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Portuguesa

Nesta série existem as muitas dificuldades na Língua Portuguesa, pois começam a aparecer os termos mais complicados e que confundem o entendimento dos alunos. Eles ficaram confusos em distinguirem adjuntos adnominais, verbais e seus complementos. Os verbos também causam problemas, pois a classe não domina a conjugação de todos os tempos verbais, porém, é uma turma esforçada. A intervenção foi realizada em vários momentos de dúvidas tidas pelos alunos, na entrega de textos e correções de atividades.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 2h na turma da 8ª série do Ensino Fundamental.
 Disciplina: Língua Portuguesa

Por ser uma turma pequena e calma, o professor trabalha com tranqüilidade e sucesso na mesma. Os textos e suas interpretações são a matéria prima, onde o professor aproveita para trabalhar interpretações e a gramática como concordâncias verbais e nominais, períodos simples e compostos, regências verbais e nominais, radicais, prefixos, sufixos entre outros. Houve intervenção no momento da entrega de apostilas, correção de exercícios e principalmente ao tirar dúvidas dos alunos sobre os assuntos abordados em sala de aula.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 4h na turma do 1º ano do Ensino Médio.
Disciplina: Língua Portuguesa e Literaturas do Ensino Médio.

A intervenção foi realizada no período noturno, em uma turma de pessoas com idade entre 20 e 28 anos, talvez por esse motivo, foi notado uma atenção maior dos alunos ao quererem aproveitar o tempo perdido. A matéria estudada foi o Classicismo Português enfocado as características e os principais poetas da época como Luís Vaz de Camões. A classe é participa com perguntas e procuram fazer a interpretação dos textos usados no decorrer da matéria, que foram entregues pela interventora que foi muito procurada pelos alunos para tirar as dúvidas que surgiram durante a explicação do professor. Interviu-se também na passagem de exercícios e correção dos mesmos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma do 2º ano do Ensino Médio.
Disciplina: Língua Portuguesa e Literaturas do Ensino Médio.

Ao explicar “A prosa do Romantismo”, enfocando as obras do autor José de Alencar, o professor provoca uma discussão entre os alunos que geraram muitas dúvidas, onde a interventora ajudou no esclarecimento de algumas. A interventora distribuiu exercícios sobre o livro “Senhora”, no que o professor já havia pedido um resumo da obra.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma do 3º ano do Ensino Médio.
Disciplina: Língua Portuguesa e Literaturas do Ensino Médio.

A matéria estudada no período do estágio foi o “Modernismo no Brasil – 2ª fase”, onde os alunos estavam apresentando trabalhos orais sobre os principais poetas do movimento como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinicius de Morais. A intervenção aconteceu ajudando na preparação da sala para a explicação dos mesmos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 2h na turma da 5º série do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Inglesa.

Os alunos têm mais interesse por essa matéria do que as outras, pois existe uma curiosidade em aprender uma segunda língua. A professora trabalha muita tradução de palavras soltas e algumas orações simples, pois por ser uma matéria nova eles apresentam algumas dificuldades, onde houve a participação especial da interventora para ajuda-los a entender melhor a disciplina. A intervenção foi realizada também ao ajudar a professora na preparação da sala pra uma técnica, na qual, foi utilizada uma música internacional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 2h na turma da 6º série do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Inglesa.

A professora, começa a aula pedindo que os alunos dêem bom dia em inglês, para que eles comecem a praticar a oralidade na língua estrangeira. A interventora ajuda os alunos, ensinando-os a pronúncia de outros termos usados no cumprimento de forma geral. A professora já introduziu o Simple Present na Afirmative Form, onde, os alunos mostram um pouco de dificuldade, porém, têm interesse no aprendizado.  A intervenção é realizada na correção de exercícios e na retirada de dúvidas existentes nos alunos na medida do possível.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma da 7º série do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Inglesa.

Nesta classe, a professora já estava introduzindo o Imperative na “negative” e “afirmative form”.  A interventora ajudou a professora na explicação de uma técnica para a desinibição dos alunos na hora da pronúncia, pois alguns se sentem envergonhados.  Houve ajuda também na entrega de textos e correção de atividades.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma da 8º série do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Inglesa.

Nesta série, estavam sendo trabalhadas as “Questions Tags”, que seria em nossa língua, conclusões de perguntas. Os alunos demonstraram algumas dificuldades e a intervenção serviu para ajudar os alunos no esclarecimento de dúvidas. Foi aplicados também, textos, atividades e músicas com ajuda da interventora para evitar a monotonia na sala de aula.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 4h na turma do 1º Ano do Ensino Médio.
Disciplina: Língua Inglesa.

Nesta turma, os alunos têm entre 15 e 16 anos, onde se mostraram muito agitados e preguiçosos. A professora aplicava os “Adjective – comparative and superlative”, que aparentemente causou dificuldade para os alunos entenderem e resolverem os exercícios, no entanto, eles pediram ajuda a interventora na hora da resolução, que esclareceu algumas dúvidas. Foi trabalhado também textos e músicas, onde os alunos faziam as traduções e apresentavam para seus colegas o resultado de seu trabalho.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma do 2º Ano do Ensino Médio.
Disciplina: Língua Inglesa.

Nesta classe, o conteúdo estudado se baseia no “Simple Past” e o “Past Progressive”.  A maior dificuldade entre os alunos é o fato de haver no inglês, verbos chamados de irregulares, e que no passado mudam de forma. O professor trabalha com bastante vocabulário, tradução e músicas. Houve intervenção na distribuição de exercícios, na correção dos próprios e no esclarecimento das dúvidas dos alunos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FOLHA DE RELATÓRIO

Modalidade: Intervenção

Aluna: Kênia Bersa Pinheiro
Período: 7º período
Carga horária: 3h na turma do 3º Ano do Ensino Médio.
Disciplina: Língua Inglesa.

A professora revisou o “Simple Past” e em seguida introduziu o “Past Perfect”. Para um bom resultado, ela usou textos com verbos no passado em inglês, onde os alunos tiveram que fazer a tradução dos mesmos. Em alguns momentos, os alunos chamaram a interventora, para tirar algumas dúvidas sobre algumas palavras, houve intervenção na correção de exercícios. A professora utilizou muitas músicas internacionais, com a ajuda da interventora, para um melhor aprendizado da pronunciação, assim como para aguçar a participação na aula.

---------------------------------------

  |Data        |Atividade                                                                                                                  |início      |término     |total de horas |assinatura do               |
|            |                                                                                                                           |            |            |               |responsável                 |
|18/04       |Familia de palavras(exercicios); atividades de leitura e escrita; leitura de cronicas;                                     |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|19/04       |Poema : O bicho , de Manuel Bandeira , leitura compartilhada e atividades conciliadas; discurso direto e indireto;         |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|25/04       |Ortografia, pontuação, acentuação, grafia e produção de Textos;                                                            |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|26/04       |Texto informativo: O que são aves de rapinas?- ; recurso expressivos;                                                      |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|28/04       |Ampliação do vocalubario; ortografia – expressão , cultura ; leitura de    imagem                                          |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|29/04       |Texto : A paz se constroi a cada instante;  Averbios- correção de exercicios;                                              |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|02/05       |Leitura:  Jogral(texto de J.Gullar); ditado de palavras paroxitonas, oxitonas e proparoxitonas;                            |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|03/05       |Pronomes; emprego dos Por ques;                                                                                            |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|05/05       |Soletramento de palavras que oferecem dúvidas na grafia;                                                                   |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|06/05       |Textos: Nosso silêncio é cúmplice da violência – abordagem do tema ;                                                       |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|09/05       |Artigo instituicional: campanha brasileira do Laço Branco; frase nominal, verbal, oração;                                  |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|12/05       |Produção de textos livres;                                                                                                 |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|13/05       |Exercicios de ortografia; emprego do SC, SÇ e XC;                                                                          |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|16/05       |Prefixos : in; plural dos substantivos; pronomes possessivos; exercicios avaliativos;                                      |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|17/05       |Substantivos: simples , composto, derivados; abstrato, proprio, comum; artigos: indefinidos e definidos;                   |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|19/05       |Exercicios sobre artigos e sbstantivos;                                                                                    |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|20/05       |Substantivos: flexão do gênero, numero e grau; generos uniformes e biformes,                                               |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|            |Plural de substantivos; separação de sílabas;                                                                              |            |            |               |                            |
|23/05       |Texto: Os tres pássaros do rei Herodes; leitura compartilhada e estudo do  texto, inovação de vocabulario;  Texto:         |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|            |Identidade- derivação do termo;                                                                                            |            |            |               |                            |
|24/05       |Texto: Falando com meu pai : atividades e ordem alfabetica;                                                                |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|26/05       |Sinonimos e antonimos; excrita com G, SC e separação de sílabas;                                                           |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|27/05       |Acentos gráficos, regra para as palavras proparoxitonos;                                                                   |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|30/05       |Pontuação nso diálogos; frases;                                                                                            |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|31/05       |Avaliação diagnostica; adjetivos; produção de textos;                                                                      |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|02/06       |Variação da Lingua;                                                                                                        |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|03/06       |texto: O problema educacional de Maria Fernandes e O outro de presente para a senhora de Carlos Drumond de Andrade;        |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|06/06       |Leitura de atividades com poemas, estruturas;                                                                              |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|07/06       |Siginificado das palavras, conotação, denotação: texto: No muro do caminho de Carlos Drumond de Andrade;                   |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|09/06       |Teatro Sesi                                                                                                                |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|09/06       |Correspondencias ; linguagem padrão; familia de palavras (exercicios); classe de palavras(uniao genérica);                 |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|10/06       |Temas diversos, ligação conotativos                                                                                        |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|13/06       |Verbo trazer e querer no pretério perfeito; verbo exigir;                                                                  |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|14/06       |produção de cartas : pessoal, comercial, informal ;                                                                        |19:00       |22:30       |3:30           |                            |
|16/06       |Leitura de textos, atividades diversas ligando o ouvir, refletir e escrever;                                               |19:00       |22:30       |3:30           |         


---------------------Intervenção


 |DATA               |HORAS               |Nº HORAS            |ATIVIDADE                                                        |
|15/09/2004         |7h às 9h            |2h                  |Intervenção na 5ª série do Ensino Fundamental                    |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|16/09/2004         |7h às 9h            |2h                  |Intervenção na 6ª série do Ensino Fundamental                    |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|17/09/2004         |7h às 10h           |3h                  |Intervenção na 7ª série do Ensino Fundamental                    |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|20/09/2004         |7h às 10h           |3h                  |Intervenção na 8ª série do Ensino Fundamental                    |

--------------

|DATA               |HORAS               |Nº HORAS            |ATIVIDADE                                                        |
|21/09/2004         |7h às 9h            |2h                  |Intervenção na 5ª série do Ensino Fundamental                    |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|22/09/2004         |7h às 9h            |2h                  |Intervenção na 6ª série do Ensino Fundamental                    |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|23/09/2004         |7h às 10h           |3h                  |Intervenção na 7ª série do Ensino Fundamental                    |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|24/09/2004         |7h às 10h           |3h                  |Intervenção na 8ª série do Ensino Fundamental                    |
|                   |                    |                    |                                                                 |

------------------------------

FICHA DE CONTROLE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PESQUISA

Modalidade do Estágio: Intervenção
NOME DO ALUNO: Kênia Bersa Pinheiro
CURSO:  Letras Português/Inglês                            SÉRIE: 7º período
ANO LETIVO: 2004
HABILITAÇÃO: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa e suas Respectivas Literaturas.
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Disnei Curbani Callegari.
LOCAL ESTÁGIO/PESQUISA: EPG “Nossa Senhora de Lourdes”
ENDEREÇO: Rua Eurico Rezende
TELEFONE: 027 3765 – 1134
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literaturas do Ensino Médio.

|DATA               |HORAS               |Nº HORAS            |ATIVIDADE                                                        |
|03/09/2004         |18:30h às 22:30h    |4h                  |Intervenção no 1º ano do Ensino Médio                            |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|10/09/2004         |18:30h às 21:30h    |3h                  |Intervenção no 2º ano do Ensino Médio                            |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|17/09/2004         |18:30h às 21:30h    |3h                  |Intervenção no 3º ano do Ensino Médio                            |
|                   |                    |                    |                                                  

------------------------------------------

|DATA               |HORAS               |Nº HORAS            |ATIVIDADE                                                        |
|03/09/2004         |7h às 11h           |4h                  |Intervenção no 1º ano do Ensino Médio                            |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|10/09/2004         |7h às 10h           |3h                  |Intervenção no 2º ano do Ensino Médio                            |
|                   |                    |                    |                                                                 |
|27/08/2004         |7h às 10h           |3h                  |Intervenção no 3º ano do Ensino Médio                            |
|