domenica 14 ottobre 2012

4ª Postagem: Trabalho Final (Trabalho Completo do TC) – [envio até 23/11/2012].
Sendo o link para postagem: http://trabalhosacademicos.unip.br/tc. (5ª e 6ª )Atenção: A monografia deve falar de literatura para 5ª e 6ª série. 
Aluno: Benedito M.
4.0. A BIBLIOTECA, UM ESPAÇO DE LEITURA, INTERAÇÃO E DESCOBERTA

As bibliotecas das escolas podem ser um espaço mais atraente para as crianças e adolescentes. Portanto  devem ser mais divulgadas e incentivadas pelos professores para serem visitadas pelos alunos.
“Eu”, por exemplo, não me lembro ter ido a uma biblioteca na escola quando  era estudante nos primeiros anos escolares, nem também depois, nunca ouvi de um professor, em mais de 14 anos de escola, um convite ou incentivo para ir à biblioteca, mas mesmo hoje, noto ainda certo abandono das bibliotecas das escolas, não no sentido de cuidado, elas na grande maioria das vezes estão arrumadas, os livros na estante estão organizados por assunto, em muitos casos tem até uma bibliotecária, mas falo no sentido de serem muito pouco visitadas.
A biblioteca, este ambiente especial da escola, merece receber um olhar diferenciado dos profissionais da educação. Os livros são a principal fonte, onde os professores e alunos buscam o conhecimento, e o local na escola reservado para eles ficarem, precisa ser visitado com mais frequência. Para isso, tornar a biblioteca um local atraente para os alunos de todas as faixas etárias é o grande desafio de professores, pedagogos, bibliotecários e diretores das escolas.
Existem vários projetos bem elaborados visando exatamente isto, apresentar a biblioteca como um ambiente atraente, onde se pode ler, aprender de forma lúdica e obter o conhecimento. As implementações destes projetos, evidentemente, devem começar desde as séries escolares iniciais, para poder ir formando um hábito nas crianças.
Nesta  pesquisa, um destes projetos atraiu minha atenção, porque exatamente desfaz aquela ideia de biblioteca como um lugar fixo, austero, de apenas silêncio e introspecção, é o Projeto Biblioteca Para Primeira Infância, desenvolvido pelo Instituto Brasil Leitor, consultado via internet em 15/09/2012, que apresenta uma biblioteca versátil, que pode ser montada numa sala de aula, numa enfermaria de um hospital para crianças  ou num espaço público, onde estiverem crianças. Os móveis, os livros, os brinquedos, tudo foi pensado para criar um ambiente de interação, aprendizado e prazer para as crianças. Este projeto, como tantos outros bem elaborados, pode servir como exemplo inspirador para todos os educadores.

4.1 A CRIANÇA E O LIVRO

 O contato da criança com o livro pode acontecer muito antes do que os adultos imaginam. Muitos pais acreditam que a criança que não sabe ler não se interessa por livros, portanto, não precisa ter contato com eles. O que se percebe é bem ao contrário. Segundo Sandroni e Machado (1998, p.12) “a criança percebe desde muito cedo, que livro é uma coisa boa, que dá prazer”.
As crianças bem pequenas interessam-se pelas cores, formas e figuras que os livros possuem e que mais tarde, darão significados a elas, identificando-as e nomeando-as. É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse.
        A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos.  De acordo com Sandroni e Machado (1998, p.16) “o amor pelos livros não é coisa que apareça de repente”. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles podem oferecer. Assim, pais e professores têm um papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura.

Nessun commento:

Posta un commento