venerdì 2 novembre 2012

Cronograma tcc Unip

Comentário do professor
Professor: Olá, Benedito.
Li seu texto, que está muito curto para ser considerado como texto acadêmico e com o agravante de ter 3 capítulos!!
O capítulo 1, que precisa de um título, pode abarcar noções gerais sobre leitura e seus mediadores, contendo, então:
1.1. O PAPEL DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE LEITORES EFETIVOS
1.2. A BIBLIOTECA, UM ESPAÇO DE LEITURA, INTERAÇÃO E DESCOBERTA
1.3. A CRIANÇA E O LIVRO
1.4. LINGUAGEM E LEITURA


O capítulo 2 desenvolverá sobre cordel e HQ, sendo:
2.1. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
2.2.A LITERATURA DE CORDEL
Ambos os capítulos precisam ser desenvolvidos. Há muito, muito e muito material sobre leitura, biblioteca, mediação na leitura, sobre cordel e HQ. Seu trabalho, do jeito que está, não dá conta de nenhum dos itens a que se propôs.
Sobre o capítulo 3, ele é seu: para proposta de ensino de leitura de cordel e HQ. Nesse capítulo você reunirá conhecimentos dos capítulos anteriores para montar sua proposta.
Pelo seu tcc, verifiquei que sua cidade é Curitiba, rica culturalmente. A sua proposta pode aliar biblioteca de seu bairro e literatura de cordel.


Para o capítulo 3, você pode visitar a biblioteca de seu bairro, verificar as obras de cordel existentes, selecionar uma delas, convidar um jovem frequentador da biblioteca (colher os dados do informante:nome, idade, série escolar) e solicitar a leitura do cordel e pedir para transformar em HQ. Para isso, é necessário autorização da direção da biblioteca.
Outra sugestão é: por meio de um professor de uma escola local, fazer a proposta de visita à biblioteca, leitura de cordel e a transformação em HQ pelos alunos.

No capítulo 3, você transcreve o texto de cordel selecionado e copia a HQ feita pelo aluno ou alunos. Discutirá, então, quais características do cordel foram mantidas, quais passaram para a linguagem da HQ, os resultados em relação com o aluno etc.
Aguardo.
Não se esqueça de organizar o tcc: capa etc, de acordo com as exigências esperadas.
------------------------------
------------------------------------------------

Nessun commento:

Posta un commento